História Da CBHB-Confederação Brasileira De Handebol

A Confederação Brasileira de Handebol – CBHb foi fundada em 1º de junho de 1979. Até aquela data o Handebol Brasileiro fazia parte da Confederação Brasileira de Desportos – CBD. A desvinculação da CBD foi feita para atender uma determinação do MEC.

Fundadores

Naquela época já existiam algumas Federações Estaduais que faziam parte da transição e portanto são consideradas fundadoras da CBHb e são as seguintes: Federação Paulista de Handebol; Federação de Handebol do Estado do Rio de Janeiro; Federação Maranhense de Handebol; Federação Pernambucana de Handebol; Federação Cearense de Handebol; Federação Gaúcha de Handebol e Federação Paraense de Desportos. São também fundadoras as federações que compareceram na Assembléia de Eleição no dia 22 de agosto de 1979 no Rio de Janeiro: Federação Paranaense de Handebol; Federação Mineira de Handebol; Federação Amazonense de Handebol, Federação Sergipana de Handebol e Federação Paraibana de Handebol.

A Sigla

Como curiosidade explicamos o porque da nossa sigla ter o bê minúsculo após o agá – CBHb. Isto ocorreu em função da Confederação Brasileira de Hipismo ser mais antiga e, portanto, a sigla CBH já era registrada no MEC.

Os presidentes

O primeiro Presidente da CBHb foi o Prof. Jamil André de São Paulo, o mesmo era Professor de Handebol da USP, técnico de clubes e inclusive da Seleção Brasileira. Após a eleição a CBHb teve como primeira sede a cidade de São Paulo na Rua Alameda dos Arapanes n.º 105. O segundo Presidente foi o Prof. José Maria Teixeira, alagoano que residia no Rio de Janeiro e que além de Professor da modalidade era o Coordenador de Handebol nos Jogos Escolares Brasileiros. Ao se transferir para trabalhar na Universidade Federal de Alagoas, Professor Teixeira trouxe com ele a sede da CBHb para Maceió/AL. O terceiro e atual Presidente da Confederação é o Prof. Manoel Luiz Oliveira que também era técnico de escolas e clubes, com participação em seleções Brasileiras como Assistente Técnico no I Campeonato Pan-americano Adulto Masculino realizado na cidade do México e, como Supervisor no campeonato Pan-americano realizado em Manaus/AM. Pelo fato da CBHb não possuir recursos financeiros, a pedido do Prof. Manoel Luiz a Assembléia Geral transferiu para Aracaju, sua sede onde permanece até hoje.

Fonte: http://cbhb.mundozero.com.br/interna.php?tipo=Noticias&acao=historia&filtro=Index

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: